Exames
Conheça como funciona cada um deles
Os exames laboratoriais compreendem os exames de sangue, urina, fezes e material de biópsias.
Realizamos mais de 50 tipos de exames laboratoriais, dentre eles podemos citar os exames hematológicos, bioquímicos, hormonais, sorológicos, parasitológicos, citológicos e histopatológicos. A escolha do tipo de exame laboratorial a ser realizado depende das informações colhidas pelo veterinário clínico através da anamnese e exame físico do paciente. Alguns exames laboratoriais necessitam de agendamento e preparo do paciente (jejum alimentar, por exemplo). Informe-se previamente.


O exame radiográfico é o exame de imagem mais utilizado em medicina veterinária. Através dele pode-se observar o tamanho, formato e localização dos órgãos internos. Os exames radiográficos são de extrema importância para diagnosticar e monitorar muitas doenças, avaliando os ossos, pulmões, coração, abdome e outras partes do corpo.
Realizado por meio de radiação ionizante (raios-x), é um método não invasivo e seguro de diagnóstico, sendo raramente necessária a sedação do animal. Para sua realização o animal é contido com auxílio de colchões de espuma, oferecendo o máximo de conforto para a obtenção de posicionamentos adequados, melhorando a qualidade da imagem e o diagnóstico.
Dispomos de tecnologia digital/computadorizada onde a imagem é captada por uma placa digital, garantindo melhor qualidade da imagem, permitindo ajustes e evidenciando detalhes importantes para o diagnóstico. O sistema digital permite também a emissão de laudo com imagens pela internet, tanto para o veterinário clínico solicitante quanto para o tutor do animal.
Em geral o exame radiográfico não necessita de preparo, com exceção dos casos em que é necessária a sedação.
Durante os exames é obrigatória a utilização de equipamento de proteção radiológica e não é permitida a permanência na sala de menores de 18 anos e mulheres gestantes.
Para permitir a compreensão da lesão de forma tridimensional pelo veterinário radiologista, indicamos, sempre que possível, realizar pelo menos duas projeções/incidências radiográficas complementares, perpendiculares entre si. Na dependência da localização também podem ser necessárias outras projeções como as oblíquas.
A ultrassonografia é um exame muito utilizado na medicina veterinária por ser uma tecnologia não invasiva que avalia estruturas e órgãos internos, realizando um mapeamento destas estruturas. A imagem é formada pela emissão de ondas sonoras e captação de seu “eco”, sendo então processadas e formando uma imagem das estruturas internas em tempo real. O Doppler complementa a avaliação por fornecer imagens que evidenciam fluxos sanguíneos no interior das veias e artérias.
É um exame de extrema importância para avaliação de órgãos abdominais como fígado, vesícula biliar, rins, baço, bexiga, útero, próstata, pâncreas, adrenais, estômago e intestinos, permitindo observar sua arquitetura interna. Por ser um exame em tempo real tem grande importância na avaliação dos movimentos gastrointestinais.
Em animais gestantes este exame pode ser realizado a partir de 20 dias, porém nesta fase há maior chance de reabsorção fetal, portanto sugerimos sua realização a partir de 30 dias. Através deste exame é possível avaliar a vitalidade fetal (batimentos cardíacos e movimentos fetais). Com relação ao número de fetos o ultrassom não é um método preciso de contagem, tendo maior precisão o exame radiográfico a partir de 55 dias de gestação.
Para a realização do exame ultrassonográfico de abdome o animal permanece confortavelmente deitado em um colchão especial de espuma, com seu tutor próximo a sua cabeça durante todo o tempo, dando a segurança que o seu pet precisa neste momento; desta maneira raramente é necessária sedação.
Neste exame é solicitado jejum alimentar de 8 horas (com água a vontade). Este preparo diminui a possibilidade de sobreposição das estruturas abdominais pelo conteúdo alimentar e gasoso gastrointestinal. Quando possível pede-se para que o animal fique apenas uma hora sem urinar previamente ao exame (não é necessário que a bexiga esteja muito cheia, porém quando está totalmente vazia pode impossibilitar a observação de algumas estruturas).
Como principais indicações do exame ultrassonográfico da cavidade abdominal podemos citar: o aumento de órgãos, as distensões abdominais, suspeitas de formações ou efusões, a avaliação renal nas nefropatias, as alterações da urina (tanto em frequência como em seu aspecto), suspeitas de cálculos, pesquisas de linfonodomegalias e metástases, suspeitas de afecções dos órgãos reprodutores e alterações hormonais.
Nosso sistema permite a disponibilização das imagens juntamente com os laudos por meio da internet, tanto para o veterinário clínico solicitante quanto para o tutor do animal.
Ultrassonografia ocular
Realizado nas afecções oculares como catarata, suspeita de tumores, sangramentos oculares (hifema) e também em descolamentos da retina. É um exame rápido, não invasivo e indolor, sendo utilizado um colírio anestésico.
Ultrassonografia de ventrículos cerebrais
Pode ser realizado na suspeita de hidrocefalia em animais com a fontanela (moleira) aberta, é um exame rápido e indolor que não necessita sedação.
Ultrassonografia de pescoço
Utilizado para as afecções de pescoço, como alterações em linfonodos, glândulas salivares e tireóide.
Exame ultrassonográfico da cavidade torácica
Este exame é utilizado como uma avaliação complementar ao exame radiográfico e permite a detecção de efusões pleurais e pericárdicas, auxiliando também auxilia na pesquisa de formações e aumentos de linfonodos.
Outras aplicações do exame ultrassonográfico
O exame ultrassonográfico também é muito utilizado para guiar biópsias, coletar urina por cistocentese (punção) e para a drenagem de efusões.


A ecodopplecardiografia é um exame ultrassonográfico do coração que permite uma avaliação em tempo real de seu funcionamento, fornecendo informações sobre sua arquitetura e seu movimento. Quando realizada com o doppler colorido possibilita também fornecer um mapeamento dos fluxos sanguíneos.
Para sua realização o animal permanece confortavelmente deitado em um colchão especial de espuma, com seu tutor próximo a sua cabeça durante todo o tempo, dando a segurança que o seu pet precisa neste momento, desta maneira não sendo necessária a sedação. Este é um exame que não necessita preparo prévio do animal.
Como principais indicações deste exame temos a suspeita de doenças cardíacas congênitas ou adquiridas/senis (sopro, síncopes/desmaios, dispnéia/falta de ar, cansaço fácil e tosse são sinais importantes que podem estar relacionados às cardiopatias), acompanhamento de animais idosos, avaliações pré-anestésicas e de animais em quimioterapia, quando há suspeita de efusão pericárdica e neoplasias.
Nosso sistema permite a disponibilização das imagens juntamente com os laudos por meio da internet, tanto para o veterinário clínico solicitante quanto para o tutor do animal.


A tomografia computadorizada é um exame que permite a avaliação das estruturas e órgãos sem sobreposições de imagens, permitindo a localização exata das lesões, sendo muito importante para o diagnóstico de alterações que não podem ser detectadas pelo exame ultrassonográfico ou radiográfico, complementando a avaliação destes.
O exame tomográfico é indolor e não invasivo sendo utilizada a sedação durante o procedimento apenas para evitar a movimentação do animal. Devido à necessidade de sedação é preciso preparação prévia do animal por meio de jejum e exames pré-anestésicos (informe-se previamente ao exame).
O exame tomográfico apresenta um grande número de indicações, dentre elas podemos citar:
- As afecções da cabeça, incluindo lesões dos seios nasais e frontais, bulhas timpânicas e condutos auditivos, mandíbula, ossos do crânio, lesões cerebrais, neoplasias e traumas.
- Doenças da coluna como alterações nas vértebras e em discos vertebrais, neoplasias e fraturas.
- Doenças torácicas. Detecção mais precoce de nódulos em pulmões, linfonodos e outras estruturas. Em animais com formações neoplásicas, avalição precisa da extensão, dimensão e comprometimento de estruturas torácicas. Doenças pulmonares.
- Afeções da região cervical como colapso de traqueia, formações e avaliação de linfonodos.
- No sistema musculoesquelético a fragmentação do processo coronóide da ulna e outras lesões de difícil diagnóstico no exame radiográfico, complementando a avaliação deste.
- No abdome complementa a avaliação do exame ultrassonográfico, podendo auxiliar no planejamento cirúrgico.
Estamos à disposição para conversar sobre casos clínicos e indicações de exames tomográficos.
Este exame avalia a atividade elétrica do coração. Eletrodos são posicionados com auxílio de presilhas, gentilmente colocadas nos membros e tórax, umedecidas com álcool, permitindo assim a detecção e mensuração da atividade elétrica do coração. É um exame rápido e indolor, realizado com o animal deitado em colchão de espuma com seu tutor próximo à sua cabeça durante todo o exame. Dispomos de aparelho computadorizado, permitindo o registro simultâneo de várias derivações, pelo tempo que for necessário (na dependência da suspeita clínica), com menor quantidade de interferências.
Permite o diagnóstico dos distúrbios do ritmo cardíaco (arritmias), sendo muito importante na avaliação pré-anestésica e no diagnóstico e acompanhamento de animais com doença cardíaca. Os principais sinais que indicam as arritmias são a dispnéia/falta de ar, cansaço fácil, síncopes/desmaios e o pulso irregular.
Nosso sistema permite a disponibilização das imagens dos traçados eletrocardiográficos juntamente com os laudos por meio da internet, tanto para o veterinário clínico solicitante quanto para o tutor do animal.
